domingo, 1 de maio de 2016

Arquitetura e Potencialização dos Talentos Humanos

 


A arquitetura pode transformar a interpretação do espaço, através de sensações negativas ou positivas. Em outas palavras, a arquitetura influencia a vivência das pessoas em determinado espaço, de acordo com os elementos e características construtivas utilizadas no projeto.

Uma boa arquitetura tem o poder de potencializar o uso do espaço, de modo que os usuários realizem as atividades de determinado ambiente de forma mais eficaz. Com base nisso, resolvi exemplificar de forma breve, através de meu projeto de conclusão de curso, como a arquitetura pode trazer sensações positivas e ajudar a desenvolver os talentos humanos.

Meu Trabalho final de Graduação propõe a criação de uma Escola Pública de Artes no município de Pato Branco, direcionada para a potencialização dos talentos humanos, através da interpretação da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e a relação com o espaço arquitetônico.

Gardner afirma que as habilidades humanas se conectam com algum tipo de inteligência, e que esses talentos humanos podem ser treinados com a prática. Ou seja, cada uma das inteligências pode ser moldada através de ambientes adequados.

As 08 Inteligências Múltiplas propostas por ele são: Inteligência Linguística; Inteligência Lógico-Matemática; Inteligência Espacial; Inteligência Musical; Inteligência Corporal Cinestésica; Inteligência Interpessoal; Inteligência Intrapessoal; e Inteligência Naturalista.

Além da abordagem das Inteligências Múltiplas, considerei os aspectos essenciais que devem estar presentes em um ambiente educacional, pois os elementos utilizados na arquitetura podem contribuir ou prejudicar o desempenho das atividades. No tocante às contribuições do espaço físico, alguns parâmetros de projeto podem potencializar o espaço escolar e trazer maior satisfação ao usuário, como aspectos de conforto, funcionalidade e humanização:

- Conforto: Iluminação natural e artificial; Ventilação natural; Acústica; e Sustentabilidade.
- Funcionalidade: Acesso convidativo e seguro; Acessibilidade; Espaços flexíveis; Dimensionamento adequado; Espaço para artes; Cave space; e Watering hole space.
- Humanização: Pátio com espaços livres aliados à vegetação; Visuais interiores e exteriores; Áreas de alimentação; Conexão entre espaço interno e externo; Transparência (permeabilidade visual); Projeto para Inteligências Múltiplas; e Integração com a Comunidade.



Com base em todos os aspectos mencionados, somados com uma criteriosa análise de localização do terreno, condicionantes naturais e antrópicas foi possível desenvolver um projeto que maximiza a relação do usuário com a arquitetura, permitindo melhor aproveitamento dos ambientes e a consequente potencialização das atividades propostas no local.


Na implantação acima é possível identificar alguns elementos arquitetônicos presentes no projeto que favorecem o desenvolvimento dos talentos e permite sensações positivas aos usuários.
Cada característica numerada corresponde a aspectos da teoria de Gardner somados com os elementos necessários para um espaço educacional adequado.











 Pavimento Inferior: Resultado da topografia do terreno. O desnível foi utilizado para ambientes sociais que são acessados pela via principal. Um dos propósitos iniciais do projeto foi a funcionalidade somada com a sensibilidade e a integração de todos os pavimentos através de vazios, passarela, jardim e permeabilidade visual, conforme as imagens acima.

Pavimento térreo: Nota-se a distribuição do programa de necessidades através de eixos de circulação paralelos e perpendiculares, e espaços criativos e de convivência entre eles. Toda a dimensão do terreno foi aproveitada de maneira diferenciada, trazendo propostas novas de ocupação do espaço e integração dos usuários entre si, e também dos usuários com o ambiente construído.

Pavimento Superior: Composto de eixos com passarelas e vazios entre si. Reforçando a ideia de espaço criativo e dinâmico.

Corte Longitudinal: Evidencia o posicionamento do projeto no terreno e a consequente ocupação dinâmica.


Aspectos de Conforto distribuídos em todo o edifício

A proposta da Escola de Artes direcionada ao desenvolvimento das Inteligências Múltiplas aborda um conceito de espaço diferenciado, onde a prática de diversas atividades artísticas estimula a criatividade e enriquece os talentos humanos. Evidencia a importância de um ambiente com conforto e elementos inspiradores, que impulsionem o aprimoramento das habilidades.

Essa postagem mostra superficialmente como a arquitetura pode contribuir na realização de atividades e no desenvolvimento de habilidades humanas.
Para maiores informações ou interesse em conhecer melhor a pesquisa realizada em Arquitetura e nas Inteligências Múltiplas entrar em contato através do e-mail: augustin.larissa@gmail.com. 


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