A arquitetura
pode transformar a interpretação do espaço, através de sensações negativas ou
positivas. Em outas palavras, a arquitetura influencia a vivência das pessoas
em determinado espaço, de acordo com os elementos e características
construtivas utilizadas no projeto.
Uma boa arquitetura tem o poder de potencializar o uso do espaço, de modo que os usuários realizem as atividades de determinado ambiente de forma mais eficaz. Com base nisso, resolvi exemplificar de forma breve, através de meu projeto de conclusão de curso, como a arquitetura pode trazer sensações positivas e ajudar a desenvolver os talentos humanos.
Uma boa arquitetura tem o poder de potencializar o uso do espaço, de modo que os usuários realizem as atividades de determinado ambiente de forma mais eficaz. Com base nisso, resolvi exemplificar de forma breve, através de meu projeto de conclusão de curso, como a arquitetura pode trazer sensações positivas e ajudar a desenvolver os talentos humanos.
Meu Trabalho
final de Graduação propõe a criação de uma Escola Pública de Artes no município
de Pato Branco, direcionada para a potencialização dos talentos humanos,
através da interpretação da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard
Gardner e a relação com o espaço arquitetônico.
Gardner afirma
que as habilidades humanas se conectam com algum tipo de inteligência, e que
esses talentos humanos podem ser treinados com a prática. Ou seja,
cada uma das inteligências pode ser moldada através de ambientes adequados.
As 08
Inteligências Múltiplas propostas por ele são: Inteligência Linguística; Inteligência
Lógico-Matemática; Inteligência Espacial; Inteligência Musical; Inteligência
Corporal Cinestésica; Inteligência Interpessoal; Inteligência Intrapessoal; e Inteligência
Naturalista.
Além da
abordagem das Inteligências Múltiplas, considerei os aspectos essenciais que
devem estar presentes em um ambiente educacional, pois os elementos utilizados
na arquitetura podem contribuir ou prejudicar o desempenho das atividades. No
tocante às contribuições do espaço físico, alguns parâmetros de projeto podem
potencializar o espaço escolar e trazer maior satisfação ao usuário, como aspectos
de conforto, funcionalidade e humanização:
- Conforto: Iluminação
natural e artificial; Ventilação natural; Acústica; e Sustentabilidade.
- Funcionalidade: Acesso convidativo e seguro; Acessibilidade;
Espaços flexíveis; Dimensionamento adequado; Espaço para artes; Cave space; e Watering
hole space.
- Humanização: Pátio
com espaços livres aliados à vegetação; Visuais interiores e exteriores; Áreas
de alimentação; Conexão entre espaço interno e externo; Transparência
(permeabilidade visual); Projeto para Inteligências Múltiplas; e Integração com
a Comunidade.
Com base em
todos os aspectos mencionados, somados com uma criteriosa análise de
localização do terreno, condicionantes naturais e antrópicas foi possível
desenvolver um projeto que maximiza a relação do usuário com a arquitetura,
permitindo melhor aproveitamento dos ambientes e a consequente potencialização
das atividades propostas no local.
Na implantação acima é possível identificar alguns elementos arquitetônicos presentes no projeto que favorecem o desenvolvimento dos talentos e permite sensações positivas aos usuários.
Cada característica numerada corresponde a aspectos da teoria de Gardner somados com os elementos necessários para um espaço educacional adequado.
Pavimento Inferior: Resultado da topografia do terreno. O desnível foi utilizado para ambientes sociais que são acessados pela via principal. Um dos propósitos iniciais do projeto foi a funcionalidade somada com a sensibilidade e a integração de todos os pavimentos através de vazios, passarela, jardim e permeabilidade visual, conforme as imagens acima.
Pavimento térreo: Nota-se a distribuição do programa de necessidades através de eixos de circulação paralelos e perpendiculares, e espaços criativos e de convivência entre eles. Toda a dimensão do terreno foi aproveitada de maneira diferenciada, trazendo propostas novas de ocupação do espaço e integração dos usuários entre si, e também dos usuários com o ambiente construído.
Pavimento Superior: Composto de eixos com passarelas e vazios entre si. Reforçando a ideia de espaço criativo e dinâmico.
Corte Longitudinal: Evidencia o posicionamento do projeto no terreno e a consequente ocupação dinâmica.
Aspectos de Conforto distribuídos em todo o edifício
A
proposta da Escola de Artes direcionada ao desenvolvimento das Inteligências
Múltiplas aborda um conceito de espaço diferenciado, onde a prática de diversas
atividades artísticas estimula a criatividade e enriquece os talentos humanos. Evidencia
a importância de um ambiente com conforto e elementos inspiradores, que
impulsionem o aprimoramento das habilidades.
Essa
postagem mostra superficialmente como a arquitetura pode contribuir na
realização de atividades e no desenvolvimento de habilidades humanas.
Para
maiores informações ou interesse em conhecer melhor a pesquisa realizada em
Arquitetura e nas Inteligências Múltiplas entrar em contato através do e-mail:
augustin.larissa@gmail.com.
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